domingo, abril 27, 2008

REDE DE ABASTECIMENTO E SANEAMENTO EM VALE DE GOUVINHAS - INTERVENÇAO POLITICA


Na reunião camarária de 23 de Abril de 2008, o Vereador Dr. Jorge Lopes apresentou a seguinte intervenção politica:

"Relativamente à empreitada para a execução das redes de abastecimento e saneamento a decorrer em Vale de Gouvinhas, é do nosso conhecimento que existe algum descontentamento, exteriorizado pelos residentes desta freguesia, devido à informação que circula nesta localidade, sendo esta a seguinte:
1 - O calcetamento está a ser realizado parcialmente, em alguns arruamentos, apenas com uma faixa com a largura de 1,75m, correspondendo à abertura da vala para a instalação dos respectivos ramais;
2 - A ausência de rede de águas pluviais da empreitada em curso;
3 - O assentamento dos cubos de granito novos é de fraca qualidade, sendo os mesmos irregulares no seu formato e de cor e acabamentos diferentes.

Relativamente ao ponto 1, entendemos que o calcetamento dos arruamentos secundários devem ser realizados à semelhança das ruas principais, onde a pavimentação será efectuada na sua totalidade, ainda que aproveitando os mesmos paralelos, eliminando assim, as irregularidades que o assentamento parcial de cubos irá provocar nessas vias.

Quanto ao ponto 2, referente às águas pluviais, consideramos que é possível aproveitar o declive existente. No entanto, existem situações complicadas, ou seja, casos onde não há qualquer declive, o que poderá provocar a estagnação de águas pluviais, causando eventuais inundações em algumas habitações e por conseguinte humidade nas mesmas.
Ainda em relação a este assunto, consideramos incompreensível, que nesta empreitada, a instalação de uma rede de águas pluviais não tenha sido acautelada.

Não é concebível, exigir aos moradores desta ou de outras aldeias, sempre que pretendam construir uma moradia, a apresentação de um projecto da rede de águas pluviais, para aprovação pela Câmara Municipal, conforme é exigido por lei, e posteriormente, não terem onde ligar os tubos de queda.
De facto, a água recolhida pelas caleiras não tem outra alternativa senão correr pelas ruas, removendo a areia utilizada no assentamento dos cubos, e por conseguinte, ficando estes soltos, deteriorando o novo calcetamento dos arruamentos.

Lamentamos que seja esta a postura da Câmara Municipal, que continuamente “apregoa” que as nossas aldeias merecem, e bem, ter intervenções urbanísticas de qualidade, sendo posteriormente visível a ausência dessa qualidade em algumas das empreitadas que se executam.

No que se refere ao ponto 3 desta intervenção, também é patente, conforme fotografias em anexo, que o assentamento dos cubos, para além de irregular, os mesmos são de cores e acabamentos diferentes, alguns inclusive com faces polidas ou amaciadas. Uma obra desta grandeza merece, certamente, cubos de primeira qualidade em vez de lotes rejeitados de outros calcetamentos.
Um bom exemplo de assentamento de cubos é a recente intervenção na aldeia de Vale Prados.

Neste sentido, consideramos que o Presidente da Junta de Freguesia de Vale Gouvinhas, deveria, se não o foi, ter sido auscultado, dado que este é o digno representante desta freguesia e por conseguinte a pessoa mais indicada para poder prestar informações necessárias no sentido de se encontrarem soluções urbanísticas que possam permitir que as obras em curso sejam efectuadas de acordo com os anseios da população de Vale de Gouvinhas que assim o merecem.

Estamos em crer que todas estas informações, poderão ser prestadas pelo Presidente da Junta desta freguesia."

Assentamento de cubos após fecho da vala, com fraca qualidade.


Tampa da caixa de saneamento desnivelada.


Cubos de granito de fraca qualidade.


Esgoto a céu aberto.